sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Valença já tem remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes

  O programa Farmácia Popular, do Governo Federal, começou a distribuir no úlitmdia 14 de fevereiro, em todo o Brasil 11 medicamentos para hipertensão e diabetes gratuitamente. Qualquer pessoa pode retirá-los em uma farmácia conveniada, desde que tenha receita médica. Também é necessário apresentar um documento de identidade com foto e o CPF para a retirada dos remédios. 
   A Unidade da Farmácia Popular do Brasil em Valença já está disponibilizando os 11 medicamentos para hipertensão e diabetes gratuitamente. A farmácia localiza-se na Rua Rafael Jannuzzi, Shopping 99, sala 1, centro e atende pelo telefone 2453-3517. O atendimento é personalizado através de funcionários capacitados e um profissional farmacêutico, durante todo o período de funcionamento, para orientação. Aceita receita do SUS, como também de médicos particulares. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas e aos sábados, das 8:00 horas ao meio-dia.
   O governo incluiu no programa Farmácia Popular o medicamento Cloridrato de Metformina (comprimido de ação prolongada), utilizado no tratamento de diabetes. O medicamento também será gratuito e poderá ser adquirido com desconto nas farmácias conveniadas ao programa.
Se o comprador não for o paciente, não se faz necessário a apresentação de procuração. Apenas o documento original, com foto, e CPF do paciente são suficientes.
   O quantitativo de medicamento dispensado deve corresponder à posologia mensal compatível com os consensos de tratamento da doença para o qual é indicado (ou seja, a dispensação está autorizada apenas para 30 dias de tratamento). 
   O atendimento da prescrição médica deve obedecer aos limites definidos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, ou seja, após 6 meses consecutivos de utilização da receita, a mesma não mais será válida para aquisição dos antidiabéticos e antihipertensivos nas Unidades da Rede Própria.
   Não se faz necessário a inscrição “uso contínuo” no receituário médico para que os medicamentos sejam dispensados gratuitamente dentro do período de validade do receituário.
   A lista completa dos medicamentos e das farmácias pode ser encontrada no site do Ministério da Saúde.
   Desde 2004, o programa Farmácia Popular oferece descontos de até 90% para 108 tipos de medicamentos. No caso dos medicamentos para diabetes e hipertensão, a aquisição é gratuita. De acordo com dados do governo, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hipertensão e outras 7,5 milhões, de diabetes.
Relação dos MEDICAMENTOS DA GRATUIDADE do Programa Farmácia Popular do Brasil
   
Atenolol - 25mg / comp.

Captopril - 25 mg / comp.
Enalapril - 10 mg / comp.
Enalapril - 20 mg / comp.
Furosemida - 40 mg / comp.
Glibenclamida - 5 mg / comp.
Hidoclorotiazida - 25 mg / comp.
Losartana * - 50 mg / comp.
Metformina - 500 mg / comp.
Metformina - 850 mg / comp.
Metildopa - 250 mg / comp.
Nifedipina - 20 mg / comp. lib. cont.
Propanolol (cloridrato) - 40 mg / comp.
Verapamil (cloridrato) - 40 mg / comp.
* Disponível nas Unidades do Programa a partir de 15 de março de 2011.